domingo, 9 de dezembro de 2012

Vêm como a Grécia e Portugal são diferentes?!... :-)

O FMI publica semestramente uma análise da evolução da economia mundial: uma em Abril/Maio e outra em Setembro/Outubro, imediatamente antes da realização das suas reuniões anuais que juntam os representantes dos países membros.
Essa publicação é o World Economic Outlook e o último tem um anexo estatístico de onde retirámos os dados que permitiram construir o gráfico abaixo sobre a evolução da dívida pública líquida de Portugal, da Irlanda e da Grécia.
 

Os dados da dívida estão só até 2010 porque os dados de 2011 e 2012 são estimativas. Estas são de 97% e 113% para Portugal, 95 e 103% para a Irlanda e 165 e 170% para a Grécia. Vêm como, apesar de tudo, a situação dos dois países é diferente?!...

Recorde-se que o critério de Maastrich para a pertença à zona Euro quanto a este indicador é de 60% do PIB... O que significa que só quando a crise mundial iniciada em 2007 nos bateu à porta é que ultrapassámos a fasquia do "aceitável". Já agora, repare-se no percurso da Irlanda, que em 2007 teve o seu ponto mínimo (uns espantosos 11%!) e passados 3 anos já ía nos 75%!

As colunas relativas a Portugal têm cores diferenciadas conforme a cor do governo na época: rosa para os do Partido Socialista (Guterres, primeiro, e Sócrates depois do "intervalo" laranja) e laranja para os do PSD (D.Barroso e S.Lopes).
O gráfico "diz-nos" que durante o governo de António Guterres a dívida estava relativamente controlada e que o seu aumento começou essencialmente com os governos "laranja", tendência continuada pelo Governo Sócrates que, numa aparente tentativa de aguentar a situação económica do país na esperança de a crise iniciada em 2007 ser passageira, iniciou um processo de aumento rápido do endividamento externo. Que deu no que deu...

1 comentário:

  1. Muito diferentes. Aliás, em quase tudo...
    A exigência de tratamento igual, por parte do nosso Governo, não se justifica.
    A única igualdade que eu posso imaginar é a tomada de medidas "anárquicas" por parte dos dois (ou mais)...

    ResponderEliminar