sábado, 21 de novembro de 2009

Navios, navios, navios...

Nascido, criado e vivido "au bord de mer" (Setúbal) e ex-oficial (miliciano; sub-tenente RN 124/73) da "Gloriosa" --- leia-se "Marinha de Guerra Potuguesa"... ---, não admira que tenha ficado com o "vício" dos navios.
Quando "casei" este vício com o da fotografia, o resultado não se podia fazer esperar: fotografias de navios. Quanto maiores, melhor...
Aqui está um exemplo disso: o "Grande Europa", navio especializado no transporte de viaturas automóveis, entrando hoje no porto de Setúbal.


A "doideira" de "shipspotter" é tal que chego a levantar-me da cama bem cedinho para ir fotografar os navios que entram na barra no meu posto de observgação preferido: a cerca de 5 kms da cidade, perto do forte-hospital do Outão, a caminho da praia da Figueirinha.

Este é um ponto privilegiado principalmente para os navios que se destinam aos estaleiros navais da Lisnave, agora funcionando nas antigas instalações da Setenave, na Mitrena, a nascente de Setúbal. Por ser um pouco elevado, pode-se ver todo o navio um pouco de cima para baixo, vendo parte do convés.

Os outros dois pontos privilegiados são junto da doca de pesca de Setúbal e um miradouro, não longe da saída de Setúbal para as praias e a Arrábida, conhecido por... "Pau da Consolação". Não se riam! Não fui eu que o "baptizei"...

Instrumento fundamental da actividade de "shipspotter": o acesso a um 'sítio' na net com informações, em tempo real --- ou melhor, com um desfasamento de 90 segundos ---, dos movimentos dos navios em várias zonas do mundo: o MarineTraffic.

Por vezes detecto a aproximação dos navios a Setúbal através deste 'sítio' e meto-me no carro e lá vou eu, na mecha, para tirar a foto desejada. Ganda maluco!

PS - se quiser ver algumas das minhas fotografias de navios em Setúbal, Lisboa, Maputo e Dili veja as "fotografias de navios" na barra aqui à direita ("Minhas páginas na web")

Sem comentários:

Enviar um comentário