sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Manhã na "à lota" de Setúbal...

Sexta de manhã. Preparo-me para sair de casa e ir andar no parque perto mas a necessidade de tratar de alguns assuntos urgentes relacionados com a importação das Vespas, acabam por me fazer atrasar. E depois desisti porque tinha de ir levar o meu filho à escola e, de seguida, ir às compras.
Bem dito, bem feito.
Aviado, voltei para casa para começar a trabalhar mas... ó céus!... Então não é que, através da internet, dou com um navio de carga grandalhão a fazer-se à barra de Setúbal?!... Pela dimensão calculei que fosse para os estaleiros da Lisnave e não resisti a ir fotografá-lo. Enfiei novamente o blusão, peguei na máquina fotográfica e... zás! Lá fui eu.

Maldição! Devido ao tempo que levei no trânsito o navio já tinha passado e encontrava-se a fundear perto de Tróia, demasiado longe para o fotografar.
Entretanto dou com outro fundeado perto de Setúbal e lá fui eu até à doca de pescadores --- por todos conhecida por "a à lota" --- para fotografar o "Víbora" .
O dia cinzentão e a posição do sol não permitiu melhor do que se vê aqui em baixo.

Entretanto reparei que havia vários pescadores a remendar as redes dos barcos de pesca e... click! Click! Click!



Acostada ao cais estava uma traineira que tinha acabado de descarregar peixe, a "Estrela da Galé", nome da praia a sul de Tróia. Logo de seguida foi-se colocar no seu local de atracação normal.

Estava atracada igualmente a que é a maior traineira de Setúbal, que estava descarregando peixe, encaixotando-o. "Bota bastante gelo nisso que o peixe vai prá Finlândia, Zé!..." E lá íam os homens da "companha" preparando tudo sob o olhar do mestre.
Na rede tinha vindo muita sardinha e cavala e pequenas quantidades de outros peixes que eram seleccionados e retirados da companhia dos demais. Estavam lá umas sarguetas a olhar para mim, com aqueles olhinhos vivinhos de quem esteve no mar até à pouco tempo mas... Paciência!
"Ó sarrdinha linda!..."

Sem comentários:

Enviar um comentário