sábado, 27 de março de 2010

Uma semana de recordações...

Calhou!... Calhou que esta semana tenha sido de recordações. Eu "expilico"...

Além das comemorações do 37º aniversário do meu casamento --- 13h25m de 24 de Março de 1973... --- deu-me para retomar contacto com duas pessoas com quem não falava há séculos...

O primeiro foi o meu orientador de tese de doutoramento, o Prof. Franz Heimer. Há uns vinte anos que não falava com ele... De tal modo que nem sabia que tinha mudado de casa de Algés para Belém há quase... 20 anos. Com altos e baixos, lá vai andando e fazendo as suas investigações sobre Angola, em que é especialista.

O segundo foi o meu chefe na "tropa". Ao arrumar uma gaveta descobri uma carta que ele me enviou despedindo-se de mim quando eu estava de férias e, já farto das trapalhadas em que se tinha metido a "5ª Divisão" do Estado Maior General das Forças Armadas nos idos do Verão quente de 1975, se demitiu. Enviou-me uma carta que guardei religiosamente no fundo de uma gaveta...
Ao rele-la deu-me uma enorme vontade de saber o que era feito dele. Estaria ainda vivo? Teria ido "assentar praça" para um qualquer "jardim das tabuletas"?
Graças às "páginas brancas" da internet consegui descobrir o seu telefone. Liguei e quando atenderam o telefone só me saíu esta: "Boa tarde sr. coronel! Ao fim de tantos anos reconheci-lhe imediatamente a voz!..." --- que, por ser meio velada e com um certo tom de pronúncia do Norte, é inconfundível. Só depois me identifiquei.

"Caímos nos braços um do outro". Ele, senti-o, tão satisfeito quanto eu pelo retomar do contacto. E lá continuámos "prosapiando" mais uns minutos, tentanto sintetizar em meia dúzia deles o que não fora dito em --- deixa cá ver António!... --- "2010 - 1975 = 35 anos"!... Uma vida!
Quando indagado sobre a sua idade disse-me que estava com 87 anos e meio mas que todos diziam que não parecia ter a idade que tinha. Todos lhe davam menos uma semana!... Boa!

Enfim, Foi uma semana feliz!... E ainda por cima ganhei direito a uns dias de férias e a --- finalmente!... --- ter tempo para dar uma "arrumada" na tralha que já quase me engolia no meu escritório. O que não é fácil, como sabem...

Sem comentários:

Enviar um comentário