sábado, 27 de março de 2010

Uma semana de recordações...

Calhou!... Calhou que esta semana tenha sido de recordações. Eu "expilico"...

Além das comemorações do 37º aniversário do meu casamento --- 13h25m de 24 de Março de 1973... --- deu-me para retomar contacto com duas pessoas com quem não falava há séculos...

O primeiro foi o meu orientador de tese de doutoramento, o Prof. Franz Heimer. Há uns vinte anos que não falava com ele... De tal modo que nem sabia que tinha mudado de casa de Algés para Belém há quase... 20 anos. Com altos e baixos, lá vai andando e fazendo as suas investigações sobre Angola, em que é especialista.

O segundo foi o meu chefe na "tropa". Ao arrumar uma gaveta descobri uma carta que ele me enviou despedindo-se de mim quando eu estava de férias e, já farto das trapalhadas em que se tinha metido a "5ª Divisão" do Estado Maior General das Forças Armadas nos idos do Verão quente de 1975, se demitiu. Enviou-me uma carta que guardei religiosamente no fundo de uma gaveta...
Ao rele-la deu-me uma enorme vontade de saber o que era feito dele. Estaria ainda vivo? Teria ido "assentar praça" para um qualquer "jardim das tabuletas"?
Graças às "páginas brancas" da internet consegui descobrir o seu telefone. Liguei e quando atenderam o telefone só me saíu esta: "Boa tarde sr. coronel! Ao fim de tantos anos reconheci-lhe imediatamente a voz!..." --- que, por ser meio velada e com um certo tom de pronúncia do Norte, é inconfundível. Só depois me identifiquei.

"Caímos nos braços um do outro". Ele, senti-o, tão satisfeito quanto eu pelo retomar do contacto. E lá continuámos "prosapiando" mais uns minutos, tentanto sintetizar em meia dúzia deles o que não fora dito em --- deixa cá ver António!... --- "2010 - 1975 = 35 anos"!... Uma vida!
Quando indagado sobre a sua idade disse-me que estava com 87 anos e meio mas que todos diziam que não parecia ter a idade que tinha. Todos lhe davam menos uma semana!... Boa!

Enfim, Foi uma semana feliz!... E ainda por cima ganhei direito a uns dias de férias e a --- finalmente!... --- ter tempo para dar uma "arrumada" na tralha que já quase me engolia no meu escritório. O que não é fácil, como sabem...

segunda-feira, 15 de março de 2010

Uma brincadeirinha com a máquina fotográfica...

Fotografar um navio na realidade e na máquina fotográfica de outro fotógrafo... :-) Coisas de um sábado de tarde, quando, entre as 5 e as 6h da tarde sairam 4 navios do porto de Setúbal. Este abaixo (EMDEN) foi o último.


Os outros foram o "Bahia Tres"...


O "Grand Benelux"...


... e o "Crown Saphire".

E aqui os quatro "de enfiada" saindo de Setúbal, numa tarde ensolarada de sábado.

TPC

Trabalho de casa: identificar os peixes deste cartaz... :-) Por exemplo: como se chama o peixe vermelho debaixo do conjunto de 4 gambas? E o do canto inferior direito? E onde está o massacote?


sexta-feira, 12 de março de 2010

Entre ontem e hoje...

Passado tanto tempo com dias cinzentões e, por isso, maus para fazer fotografia, não resisti aos primeiros raios de sol e eis-me voltado às lides interrompidas há algum tempo. Click! Click! Click!...
Ontem, na esperança de ver o nascer do sol por uma nesga de céu aberto que se anunciava, fui até à zona da beira-mar, em Setúbal. Afinal o sol escondeu-se atrás das muitas núvens e... não tive outro remédio senão limitar-me a fotografar as duas embarcações que restam no estaleiro que está à espera de "morrer" "ao som" do Programa POLIS de recuperação da orla marítima da "cidade do rio azul".
Um deles é exatamente o RIO AZUL, antigamente utilizado, durante muitos anos, nas travessias entre Setúbal e Tróia. Agora ali está à espera da morte lenta...

Ainda ontem, mas de tarde, voltei à beira mar no "pós prandial" e apanhei vários pescadores a remendarem as redes de pesca.


De repente dou com uma gaivota fazendo um voo rasante para "aterrar" logo ali à minha frente. Apanhado desprevenido, disparei a máquina quase instintivamente, tendo ficado convencido que tinha "cortado" parte do bicho. Afinal saíu-me esta belezura...

Teimoso, "queria porque queria" fotografar pela "n"-ésima vez o nascer do sol sobre o rio e esta manhã, apercebendo-me que o dia estava solarengo, saltei da cama, arranjei-me e depois de confirmar na net a hora do nascer do sol (marcado para as 6h52m) arranquei a grande velocidade pois faltavam apenas 11 minutos para me colocar em posição... Foi quase "chegar, ver e vencer"...

Entretanto vislumbrei ao longe que estavam navios petroleiros acabados de chegar à LISNAVE. Como já algum tempo que não ía lá e o passeio é agradável àquela hora da manhã, lá fui eu.
Pelo caminho dei com o "Galicia" e o Emden" (o azul na foto abaixo) atracados no cais Ro-Ro (roll-in, roll-out), usado para descarregar e carregar automóveis.
E finalmente cheguei perto dos estaleiros da LISNAVE. Já os tenho visto mais cheios de navios mas apesar de tudo não se podem queixar...
Alguns dos navios-tanque são bem grandes. O de baixo é o Sanko Ability (ver no link as suas características), com 239 metros de comprimento.