domingo, 26 de dezembro de 2010

Ai que bom!... Salvei as minhas fotos!

Na "entrada" anterior queixei-me de que a partir de certa altura deixei de ter acesso ao cartãozão que tenho utilizado na máquina fotográfica grande. Quanto julgava tudo perdido uma alma caridosa veio em meu auxílio... :-)
Ela sugeriu-me a utilização de um programa de recuperação de dados de diversa natureza (documentos, imagens, etc) que é gratuito e se instala facilmente. Um ovo de Colombo do tipo "bom, bonito e barato"!... Trata-se do http://www.recuva.com/ . Foi ele que conseguiu entrar no cartão e sacar de lá a maior parte das fotos que eu julgava perdidas para sempre, nomeadamente duas de que eu gosto particularmente: uma com três paquetes de cruzeiros quase em fila no porto de Lisboa e outra com uma perspectiva diferente da estátua do Cristo Rei, em Almada.



Espectáculo! Maravilha! Fiquei mesmo "sast'feito"!... Principalmente por ter recuperado a última foto que acho genial! Ah! Ah! Ah!.
A outra gosto dela pelo facto de documentar uma situação interessante e muito pouco vulgar, se é que repetível.

Mas há mais novidades :-)
Outro amigo ajudou-me a perceber o que se passou: eu uso normalmente o cartão com a minha máquina Canon e, ignorante nestas coisas, trouxe o cartão e passei a usá-lo com uma Nikon. Resultado: esta foi "engolindo" a partilha do espaço com fotos da Canon mas a certa altura deve ter pensado que eu já estava a abusar de a fazer partilhar a mesma "cama" com as outras e pôs os pés à parede e zás: fez greve!...
Agora já sei: quando mudar de máquina, para evitar promiscuidade entre fotos, tenho de formatar o cartão... É que eles "fazem-se" à "cama" a que estão habituados e depois estranham quando mudam de hotel...
Por isso, depois de tirar de lá todas as fotos que não tinha ainda guardado no computador, formatei o cartãozão e agora tenho novamente 8GB disponíveis...
Uf! Que susto, caramba! Porque não nascemos ensinados com estas coisas triviais? Devia vir tudo num chip... Aqui fica a sugestão a Quem de direito...

PS - um obrigadozão à "levezinha" que me ajudou! :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário