quinta-feira, 20 de maio de 2010

Última aula!

Pois é! E assim se passaram quase 40 anos a "palrar"... Sina de família... Avós professores, pais, idem, irmãos, para não variar, idem, idem, aspas, aspas, só podia dar nisto!... Deve ser algum gene... Mas qual?!...

O dia começou com uma das funções de um docente universitário: trabalho num projecto de investigação sobre a economia de Timor Leste, concretamente sobre as razões que aconselham a que, ao contrário dos conselhos de alguns "expertos" internacionais, Timor Leste continue, pelo menos no horizonte temporal previsível, a usar o dólar americano como moeda "nacional".

Depois, outra "face da moeda" da vida docente: uma última olhadela nos documentos de preparação das aulas do dia: uma aula prática de economia do crescimento (oficialmente "Macroeconomia II") e uma aula teórica da mesma disciplina, de que fui responsável este ano carregando a "pesada herança" de substituir um dos (justamente) mais conhecidos economistas da "casa": o João Ferreira do Amaral, que "arrumou as botas" no ano passado.
Tema das aulas: questões da influência da repartição do rendimento no processo de crescimento económico e a questão, que sempre deixa os alunos "presos" à aula, da sustentabilidade do sistema de segurança social em função da evolução previsível da estrutura da população (seu envelhecimento, com aumento mais que proporcional do número de pensionistas).
Finalmente, tomar uma decisão definitiva sobre a estrutura da última-das-últimas aulas: a de "Políticas Económicas e Sociais de Desenvolvimento" do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional da que foi a minha segunda casa em quase 62 anos de vida: o ISEG/UTL, onde entrei pela primeira vez a 26 de Outubro de 1967 para as minhas primeiras aulas como aluno (Tchiiii! Mais de 42 anos!...).
Comemorando-se (por causa da diferença horária) a data da que é considerada oficialmente a restauração da independência de Timor Leste e considerando a minha história pessoal de grande envolvimento com o país desde 1999, a resposta era fácil: uma aula sobre a situação económica do país. Mais concretamente e devido ao projecto de investigação que tenho vindo a desenvolver há algum tempo, a aula foi sobre as razões que aconselham, pelo menos por agora, a manutenção do dólar americano como a "moeda nacional" de Timor Leste.

Mas faltava uma componente do trabalho de um docente: o trabalho directo com um grupo de alunos para discutir o andamento de uma investigação que estão a fazer. Pois nem isso faltou ao meu último dia de aulas: às 14h tive uma reunião com um grupo que está a fazer uma investigação sobre... o Fundo Petrolífero de Timor Leste.

E finalmente as aulas: as quarta-feiras são, para mim, os dias mais "carregados" desde há alguns anos a esta parte. Este ano tenho "só" 5 horas de aulas seguidas (das 15 às 20h) mas já cheguei a dar... 7h30m de aulas! Em que, com interrupções pelo meio (claro, né?!...) dava aulas das 8 ou 10 da manhã às 8 da noite ou, mesmo, às 22h!

As aulas prática (2h) e teórica (1h) de "Macroeconomia II" decorreram com normalidade, dando os últimos pontos da matéria que havia para leccionar. No final das aulas a usual conversa de "balanço e perspectivas" com os alunos em que, quer pela minha parte quer da dos alunos, se considerou que as coisas tinham decorrido relativamente bem, com uma ou outra faceta a melhorar. E com os meus votos de "façam o favor de ser felizes!..." e a retribuição na mesma "moeda" da parte dos alunos.


E finalmente a última-das-últimas, já referida acima. Não resisti à tentação de a gravar em vídeo mas devido a "dificuldades técnicas" da montagem da máquina de filmar só hoje verifiquei que... a minha cabeça está cortada... Ou melhor: uma parte dela... Mas fica a recordação... Com imagem e som...
Tendo começado por sublinhas dois dos aspectos que considero mais essenciais num recentramento da política económica de desenvolvimento --- a saber dar uma maior ênfase às políticas de desenvolvimento rural e de desenvolvimento regional, em articulação entre si ---, introduzi depois o tema central que me propusera abordar: as razões para Timor Leste continuar a usar o dólar americano. Pelo menos no horizonte temporal previsível (i.e., pelos próximos 7-10 anos).
Quando terminei olhei para o relógio. Eram 19h25m de 19 de Maio de 2010...


Aqui fica para a posteridade o grupo de alunos que me acompanhou nessa última aula. Pelo menos oficialmente... O "bichinho" está cá metido e hei-de encontrar outras formas de "palrar" para outras plateias...




O dia terminou com uma saltada à festa da restauração da independência de Timor Leste organizada pela embaixada do país em Portugal e pela embaixadora Natália Carrascalão.

"O povo estava cheio de gente" e quase não cabia mais ninguém na sala do Palácio Foz, nos Restauradores, em Lisboa. Nunca lá tinha entrado e aproveitei para dar uma olhadela. Interessante.
Estas festas valem pelo seu significado --- desejar felicidades ao país e seu povo --- mas também pela oportunidade de reencontrar vários dos meus amigos também ligados a Timor, quer essa ligação seja antiga --- alguns nasceram lá, outrso fizeram lá o serviço militar e ficaram "agarrados" pelo país e pelos timorenses (e um ou outro pelAs timorenses...) --- ou mais recente, posterior a 1999.

Enfim, uma festa agradável e o convívio também. Mas depois de 5 horas de aulas e mais cerca de 2 horas em pé na recepção da embaixada estava "podre" e desejando descansar. As dores nas pernas já eram tantas que mal me consegui arrastar até ao carro, no parque de estacionamento dos Restauradores, tais eram as "guinadas" nos músculos...
Mas estava feliz!... Que dia!...

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